| |

Fiat-cronos-x-vw-virtus.jpg

Depois da disputa de versões de topo, na qual Fiat Cronos e Volkswagen Virtus encararam o renovado Honda City, é a vez das versões de entrada dos dois sedãs compactos novatos travarem uma nova batalha.

O Cronos 1.3 Drive parte de R$ 55.990, enquanto o Virtus 1.6 MSI começa em R$ 59.990. As duas versões são equipadas com câmbio manual e deixam muito a desejar nos quesitos conveniência e conforto. Além disso, são muito próximas em preço de manutenção, consumo e porta-malas, parâmetros em que empataram. A vitória do comparativo ficou com o Virtus, que é um pouco mais generoso na lista de equipamentos. Além disso, o sedã da Volkswagen oferece espaço interno superior.

De série, os dois sedãs trazem direção elétrica, computador de bordo, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista e central multimídia. A mais, o Virtus oferece quatro air bags (o Cronos só tem dois) e conjunto elétrico completo. No Fiat, só os vidros dianteiros são elétricos e o alarme é acessório. Por outro lado, o Cronos tem ajuste de altura do volante e monitor de pressão dos pneus, itens que não estão nem entre os opcionais do Virtus 1.6.

No acabamento e no visual, o Cronos vai o melhor. O interior tem detalhes que dão a sensação de requinte e mais porta-objetos. Seu desenho tem pitada mais esportiva. O Virtus, além de muito sisudo por fora, oferece revestimento interno com aparência mais pobre que a do rival. O Volks leva um quinto ocupante com conforto, pois tem entre-eixos maior.

No Cronos, só quatro viajam bem.

No quesito usabilidade, os dois carros se destacam. O Virtus traz uma central mais fácil de usar, com alguns botões físicos. Já o sedã da Fiat, por ter comandos de luz na chave de seta, oferece praticidade na hora de acionar a função.

Cronos tem mais fôlego nas arrancadas

Em movimento, os dois modelos têm alguns prós e contras. O Cronos, apesar de menos potente (até 109 cv), vai melhor em arrancadas e retomadas graças às oito válvulas de seu motor. O Virtus, cujo propulsor 1.6 gera até 117 cv e tem 16 válvulas, demora mais para embalar que o rival. O lado ruim do Cronos é o excesso de vibração e o ruído que toma o interior do carro. A 120 km/h, o conta-giros aponta altos 4 mil rpm. Isso porque, para auxiliar na agilidade, o câmbio tem relações curtas.

No Virtus, se as retomadas e acelerações são menos vigorosas, exigindo mais trocas na busca pelo desempenho ideal, ao menos a 120 km/h o silêncio é maior e o conta-giros fica abaixo dos 4.000 rpm. Além disso, o carro da Volkswagen tem engates mais curtos e firmes. Ambos oferecem transmissão de cinco velocidades.

A favor do sedã da Volkswagen pesa também a calibragem bem feita da direção elétrica, que proporciona a resposta ideal em qualquer velocidade. Já a do Fiat poderia ser mais pesada em velocidades altas, para melhorar a sensação de segurança do motorista. Também auxiliam na melhor estabilidade oferecida pelo Virtus suas suspensões, que têm ajustes mais firmes que as do Cronos. A carroceria do Volkswagen balança menos; o carro da Fiat tem pior desempenho em curvas.

No entanto, em pisos ruins, o Fiat se sai melhor: ele sabe lidar bem com buracos e até leves estradas de terra. Quanto à posição de guiar, apesar do ajuste de altura em volante e banco, o Cronos mantém o motorista muito elevado. O Virtus, apenas com ajuste no banco, vai bem para quem tem mais de 1,8 metro de altura. Os condutores mais baixinhos sofrem para encontrar a posição ideal de dirigir.

Opinião: Falta alguma coisa

Para carros com preços iniciais acima de R$ 55 mil, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus deveriam oferecer uma lista de equipamentos bem mais interessante. Fazem falta no pacote dos dois carros sensores de obstáculos e espelhos retrovisores sem ajuste elétrico, por exemplo.

No caso do Cronos, não trazer alarme como um equipamento de série (custa R$ 650 na concessionária) beira a mesquinharia em um conjunto que acerta em tantos pontos. Além disso, um câmbio de seis marchas deixaria o carro esperto e ainda conseguiria reduzir as altas faixas de rotação na estrada.

Quanto ao Volkswagen eu ainda tento entender qual é a vantagem de fazer as versões de entrada sem ajuste de altura e profundidade no volante. No quesito visual, o acabamento está longe do ideal para a categoria, mas como bom “alemão”, o Virtus é um show de racionalidade que ganha o motorista no uso, não à primeira vista.

:) Novidades

:) Novidades Rápidas

Renault Kwid segue no top 5

Em 2018 o Kwid segue mantendo entre as 5 primeiras posições dos automóveis mas vendidos.O destaque foi o Renault Kwid. Ele fechou abril em quinto lugar, assim como já tinha feito em março. Após alguns meses em queda, depois de um bom começo, o hatch da marca francesa está voltando a crescer no mercado.

Fiat Uno 2019 pode resgatar motor 1.0 Fire em versão de entrada

Nova estratégia do hatch trará design atualizado e configuração "popular" abaixo de R$ 40 mil.Apresenta uma proposta de um carro robusto, resistente, econômico tendo assim um excelente custo-beneficio, e por isso que o carro se tornou tao popular no Brasil.

...

:) Mais novidades

BMW G 310 GS 2018 já é vendida por R$ 24.90

A BMW Motorrad do Brasil anunciou que deu início às vendas da BMW G 310 GS, a primeira trail da marca. É capaz de entregar 34 cv de potência e 2,8 kgfm de torque. O peso declarado da G 310 GS é de 169,5 kg....

Ford Mustang chega ao Brasil

O Ford Mustang é um dos carros mais icônicos de todos os tempos. Agora, pela primeira vez, será vendido no Brasil. O esportivo também recebeu um painel com tela digital configurável de 12 polegadas, amortecedores magnéticos, melhorias na suspensão e o sistema de escape ativo com o modo “bom vizinho”, que permite silenciar o ronco do motorzão V8.

Nissan bate recorde nas vendas globais de SUVs com ajuda do Kicks

A Nissan comemora nesta semana recordes alcançados em 2017 no segmento global de SUVs. Com crescimento de 12% na comparação com 2016, a marca confirma que vendeu em todo o mundo...

:) Muito mais para você !!!

:) 08 Notícias rápidas

Volvo terá versão diesel do XC60 em setembro, junto da nova perua V60

Até agora, o único rival do XC60 com motor a diesel é o Land Rover Discovery Sport, que sai por R$ 246.500 na versão mais em conta, SE

Honda CR-V mostra que evoluiu bastante na nova geração.

Maior e mais caro, o novo SUV traz as mudanças globais dos outros carros da marca. O SUV que sai por R$ 169.900

Chevrolet Camaro surge completamente renovado para a linha 2019

Cupê estreia retoques na dianteira, mais tecnologia e equipamentos no interior, além de câmbio de 10 marchas. No Brasil, só no ano que vem.

Volvo XC40: SUV compacto chega para ditar novos paradigmas

Menor utilitário esportivo da marca sueca deve ajudar a dobrar volume de vendas da fabricante no Brasil com boas novidades.

Gás do ar-condicionado acaba ou tem prazo de validade?

Se o sistema não for danificado, a resposta é não. “Os fluidos do ar-condicionado não se esgotam e têm validade indeterminada, pois são substâncias estáveis e circulam em um sistema hermeticamente fechado”.Apesar disso, os fabricantes de veículos recomendam que o fluido seja reciclado a cada cinco anos

Caiu em um buraco onde não tem sinalização? Receba pelo seus prejuizos

São comuns os casos de usuários dessas rodovias que foram ressarcidos por avarias decorrentes de asfalto mal conservado e buracos na pista.Opte por entrar com o processo no Juizado Especial Cível (o antigo Juizado de Pequenas Causas), e não tem custas processuais.

Gol e Voyage automáticos são confirmados pela VW

Tanto o Volkswagen Gol quanto o Voyage receberão o mesmo câmbio automático de 6 marchas usado na linha do Polo e Virtus.

Renault Duster automático CVT entrega o que promete

O SUV vem com a nova transmissão automática em sua versão mais cara, a Dynamique, de R$ 81.490

Quer assegurar aos seus funcionários a saude e da sua empresa?

A excelência é o mantra da AMX SEGUROS. Atendimento diferenciado, respeito aos clientes e a mais alta profissionalização de seus parceiros e associados são a marca registrada de nosso trabalho. Trabalhamos todos os dias para levar até você a melhor solução, seja pessoa física ou jurídica.

Em todo o Brasil a Inspeção veicular suspensa. Saiba quando...

Prevista para começar em 2019, a inspeção técnica veicular obrigatória foi suspensa por tempo indeterminado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A decisão foi tomada após pedido dos Detrans para rediscutir os requisitos e prazos para implementação

Chevrolet anuncia chegada do Camaro SS 2018 neste mês

Chevrolet anuncia que a terceira remessa do Camaro SS já está a caminho do Brasil com previsão de chegada agora na segunda quinzena deste mês, com disputa direta com o Mustang 2018 da Ford.

Honda, enfim, vai inaugurar fábrica em Itirapina, SP

Pronta desde 2016, a fábrica da Honda em Itirapina, no interior de São Paulo, enfim tem data para ser inaugurada. A montadora começará produzir lá em 2019.

:) As mais requisitadas

...

Você sabia ?

Notícias rápidas

Vendas de veículos movidos a GNV cresceu 2017

O volume de vendas de carros movidos a GNV (Gás Natural Veicular) na OLX em 2017 aumentou 25% no comparativo com 2016. Essa alta pode ser reflexo dos reajustes dos combustíveis no ano passado..

Novo modelo de placa de carro, com chip em 2018

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira o novo formato do emplacamento de veículos. A medida estipula que a frota nacional deverá ter o mesmo modelo adotado pelo Mercosul. O padrão será adotado obrigatoriamente em todos os carros a partir de 2023, mas já valerá para novos registros e transferências de domicílio após setembro de 2018..

Ford Mustang: primeiro lote chegou ao Brasil

Com mais de 50 anos de história, o Ford Mustang chega oficialmente ao Brasil pela primeira vez. O primeiro lote do modelo desembarcou no terminal portuário da montadora no Canal de Cotegipe, na Bahia. A previsão é de que, até o final do mês, os veículos sejam entregues a clientes que adquiriram o possante na pré-venda...

Tópicos: Escolhidos pela redação

  • 50 mais vendidos janeiro 2018

    BMW G 310 GS 2018 já é vendida por R$ 24.90

    A BMW Motorrad do Brasil anunciou que deu início às vendas da BMW G 310 GS, a primeira trail da marca. É capaz de entregar 34 cv de potência e 2,8 kgfm de torque. O peso declarado da G 310 GS é de 169,5 kg....

    Ford Mustang chega ao Brasil no Brasil

    O Ford Mustang é um dos carros mais icônicos de todos os tempos. Agora, pela primeira vez, será vendido no Brasil. O esportivo também recebeu um painel com tela digital configurável de 12 polegadas, amortecedores magnéticos, melhorias na suspensão e o sistema de escape ativo com o modo “bom vizinho”, que permite silenciar o ronco do motorzão V8.

    Nissan bate recorde nas vendas globais de SUVs com ajuda do Kicks

    A Nissan comemora nesta semana recordes alcançados em 2017 no segmento global de SUVs. Com crescimento de 12% na comparação com 2016, a marca confirma que vendeu em todo o mundo...

    Solicitada pelos usuários

    Comprar novo popular ou usados de luxo

    Como Honda Civic, Toyota, Nissan, Ford e outros.Veja relação dos carros usados que não param nas lojas.Será que vale a pena comprar um?

    Auto Elétrico surpreende

    A montadora de carros elétricos Tesla superou a tradicional Ford em valor de mercado. A valorização ocorreu um dia após a empresa de Elon Musk anunciar um recorde de vendas no primeiro trimestre. Com expectativa crescente para os próximos meses.

    Autos até 40 mil

    Ficou na dúvida de qual carro 0km escolher por até R$ 40 mil? Leiam mais

    Novidades

    Visite nosso Facebook

    Sucesso em 2018

    Tracker

    Chevrolet Tracker Premier chega por R$ 96.790...

    Leia mais

    Fiat Argo sedan

    Novo Fiat Argo sedan chega ao Brasil no começo de 2018...

    Leia mais

    Carraço

    Chevrolet Camaro ganha série especial...

    Leia mais

    Kwid

    SURPRESA: Entre os carros vendidos...

    Leia mais

    Mais lidas:

    Seminovo

    Compre bem

    Enquanto o mercado de veículos 0km no país ainda mostra os primeiros sinais de recuperação,

    SCOOTER-SH-150i-2017

    Cliquem leiam mais notícias

    Conheça o Scooter Honda SH 150i - Elegante do seu jeito.A partir de R$ 12.450.

    Moto Honda

    Leiam mais

    O modelo traz pouco em itens de série, mas compensa com agilidade, robustez e economia....

    VOLTAR TOPO