NOTÍCIAS

Brasil mudou:Antes de comprar um carro, analize se você tem condições para mantê-lo?

O consumidor equilibrado deve avaliar se a aquisição de um novo veículo já estava no planejamento. Se sim, é hora de pesquisar com calma e paciência todas as opções de carro que agradam, avaliando pontos fortes e fracos. De qualquer forma, é essencial refletir sobre a real necessidade da compra e analisar as finanças. Caso a pessoa já possua um veículo, deve avaliar as vantagens e desvantagens de ter outro, até porque, adquirir um automóvel não é investimento – já que,

logo que sai da concessionária, o carro sofre, em média,10% de desvalorização.

Muitos dos que ainda não têm, pensam apenas na prestação a ser paga, enquanto muitos dos que já têm, pensam que o gasto se resume ao combustível, mas é aí que estão as armadilhas. É preciso ter consciência sobre as diversas despesas envolvidas.

As básicas são: prestações, seguro, combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e até mesmo possíveis multas.

Quem já possui um carro quitado, só deve tirar dessa lista as prestações. Mesmo assim, verá que a despesa total chegará, em média, a 2% do valor do carro. Dessa forma, a manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, tem um custo de aproximadamente 400 reais mensais. Há também as famílias que possuem mais de um carro e deixam um deles parado na garagem, sem perceber que estão perdendo dinheiro. Já outras o trocam pelo transporte público ou por Táxi e obtém grande economia, sem piorar sua qualidade de vida. Os que se encaixam na primeira situação devem evitar ao máximo comprar um veículo, pois o importante, nesse momento, é quitar as dívidas. Contudo, se possuir um carro for uma vontade grande, ele deve entrar na lista dos sonhos estudando a possibilidade tranquila a ser adquirido em médio ou talvez longo prazo. E, por experiência própria comprei um carro novo e não analisei os aspectos citados acima e estou com "certas" dificuldades econômicas, pois todos valores como o seguro, IPVA e acima de tudo as prestações. Observando que tinha um carro ano 2012 quitado e semi-novo.

Página Principal

Vitrine